Ensaio sobre o Amor n° 3 – Quanto tempo leva pra se amar alguém?

Essa é uma pergunta discutida aos montes entre traídos e não correspondidos mundo a fora, e é uma pergunta polêmica, uma vez que ela é diretamente ligada ao que é de fato, o Amor. Para tentar responder a essa pergunta, vou primeiro resumir um pouco do que é realmente esse sentimento que chamamos de Amor.

1° - Proporção do Amor

O Amor é se não o maior, um dos maiores sentimentos possíveis que um ser humano normal pode sentir. Ele é tão extenso, que não é raro haver crimes passionais, depressões, e outras coisas atípicas a maioria das pessoas por causa dele. Não é exagero dizer que entre a população mais jovem ele chegue a ser uma doença, devido à incapacidade de um organismo ainda em formação controlar esse sentimento tão grande sem que ele tome conta do individuo por completo. Daí o alto nível de obsessão que o amor provoca na maioria das pessoas. Mas por que ele é tão grande?

2° - Bases do Amor

Na concepção biológica, o Amor nada mais é que a vontade de se reproduzir com outro indivíduo. Mas não é tão simples quanto parece, já no caso dos seres humanos, isso envolve uma relação mais profunda que na maioria dos animais, muitas vezes monogâmica, o que gera no Amor uma necessidade também de se avaliar o relacionamento antes e depois do acasalamento. Em termos menos animalescos, seres humanos tendem não só a observar a aparência genética do individuo, como também a avaliar se um relacionamento de confiança entre os dois seria possível e agradável. Por uma questão evolutiva, a aparência física do ser humano amado é mais importante que necessariamente a índole, e evolutivamente o ser humano aprendeu a se modificar intelectualmente no caso de querer transar com alguém que é diferente dele, o que provocou uma certa desvalorização do intelecto dos seres humanos. Isso é bem fácil de ser percebido. Já na concepção ocultista, espiritualista, o Amor também decorre de relações em outras existências, e relações de afinidade de vibração. Por exemplo, se determinada pessoa em outra existência,e portanto de outra aparência, se apaixonou (provavelmente devido a esses fatores acima) por uma outra pessoa, existe uma tendência desses indivíduos se cruzarem e se apaixonarem novamente nessa existência. Mas isso depende do quanto esse sentimento foi forte e ficou impregnado nos espíritos dessas pessoas, e no quanto diferentes eles estejam nessa vida. Isso é interessante por que explica alguns amores que são difíceis de serem explicados biologicamente. Até explica relações homossexuais, uma vez que espíritos não possuindo sexo, podem encarnar em qualquer gênero. Então se duas pessoas que se amaram muito como homem e mulher, encarnarem os dois do mesmo sexo, há uma tendência a serem homossexuais caso se encontrem.

3° - Métodos de Identificação dessas Qualidades

A aparência física, até por ser o mais importante fator para se amar, é rapidamente avaliado por quem está interessado em amar alguém. Logo que conhecemos uma nova pessoa, nosso cérebro naturalmente nota cada detalhe exterior da pessoa, e com o tempo, vai notando as características da natureza dessa pessoa. Logo vemos que avaliar a índole da pessoa demanda mais tempo que notar as aparências. Mas, lembre-se que em casos extremos, a pessoa pode, vendo que a natureza da pessoa amada lhe é desconfortável, se transformar em algo que seja agradável a outra pessoa, ou mesmo transformar a outra pessoa manipulado os sentimentos dela. Isso não é raro, e devido à falta de caráter generalizada que temos hoje em dia. No caso de relações metafísicas, em pouco tempo as duas pessoas se aproximam, e normalmente isso acaba acontecendo sem que as duas se percebam. Daí aquela velha frase “o amor pode estar a seu lado e você não vê”. Outra coisa bem comum e decorrente disso são amigos próximos confundirem a amizade com amor, pois se conhecem o suficiente pra conhecer totalmente as características físicas e psicológicas da outra pessoa, além de por ser amigos terem uma afinidade espiritual e vibratória desenvolvida. Amigos ainda têm outro fator que favorece o amor, que é a confiança quase sempre cega que há entre eles, que os leva a no caso de um dos lados se apaixonar, pensar que isso seria bem vindo a outra pessoa. E talvez o mais importante fator para o Amor entre amigos próximos seja quando um dos lados nota uma carência deliberada na outra pessoa, e tenta através de si próprio resolver isso, ou sente um instinto de proteção da outra pessoa em relação a possíveis namoros, e acaba interpretando isso como Amor. Isso é um tipo de ciúmes, mas como o intuito por incrível que pareça não é exatamente egoísta, eu prefiro dizer que é um protecionismo exagerado.

4° - Afinal, Quanto Tempo Isso Leva?

Analisemos o que é necessário pra se amar alguém por partes:

1- Aparência física - Demora no máximo uma semana pra se notar isso. Em casos extremos, horas. O Cérebro desenvolveu uma capacidade excelente pra isso. Talvez seja a maior habilidade que temos. Ver se queremos transar com alguém ou não.

2- Intelecto - Demanda muito mais tempo, segundo preceitos bíblicos, de um ano a dois. Lembra aquela história de 1 kg de sal? Então, era mais ou menos isso. Pra se conhecer a índole de uma pessoa, leva muito tempo. Eu diria que nos dias de hoje, talvez cinco a seis meses de convívio intensivo, de cinco a seis dias por semana já basta. Mas mesmo assim, se conhecer uma pessoa acontece sempre a cada dia. Pessoas casadas a 30, 40 anos aprendem a cada dia uma nova característica de suas conjugues. É um aprendizado diário. E mais um ponto no qual amigos próximos saem na frente.

3- Afinidade - Teoricamente seria percebida de cara, mas como há a possibilidade de uma transformação superficial pra satisfazer os interesses da pessoa amada (superficial, que fique claro), isso pode demorar bem menos tempo, o quanto a insistência conseguir. Conheço casos de pessoas que eram completamente diferentes, mas que foram ficando parecidas no prazo de um mês até se afinarem. O problema disso é que extremamente efêmero e hipócrita, e normalmente o único objetivo dessa mudança é satisfazer o primeiro preceito, a vontade de transar com essa pessoa. Porém, a afinidade natural, espiritual e de caráter, é muito mais demorada e sólida. Demora no máximo dois meses, de conversas freqüentes. E quando se encontra essa afinidade, ela se torna bem sólida e intransponível. Só abalada pelo surgimento de um novo amor que transforme um dos lados, acabando com a afinidade. Normalmente acontece muito em pessoas com tendência “mascarar” seus desejos sexuais como Amor. Lembrando que o amor além de desejo sexual é um desejo de relacionamento, uma necessidade de sustentabilidade conjunta. Logo se um dos lados “depende” do outro, não dá certo. Tem de haver um equilíbrio, que é natural a pessoas que se Afinam bem.

Logo, fazendo contas rápidas, seriam necessários: 1 semana pra se notar as aparências e se certificar que a pessoa é realmente perfeita a nossas necessidades, uns 5 meses pra se conhecer a pessoa em seu interior, e mais dois meses pra se ter uma idéia de afinidade e se modificar a ponto de se afinarem perfeitamente. Chega-se então a conclusão de que o Amor, quando não hipócrita, falso e muito caído pra um desses três fatores, demora uns 6 meses pra se estabilizar.

Conclusão:

Amores de 3 dias são TODOS hipócritas. Por mais que a pessoa tenha conseguido a sorte de achar um par de outras vidas em 3 dias, e que já tenha se afinado nessa velocidade, é óbvio que isso é impossível de ser notado nesse tempo, e é claro que o “amor” daí surgido é baseado na primeira e mais imediata característica do amor, o Ímpeto Sexual. E também é notável uma infantilidade nessas pessoas, de não levarem em conta esses fatores que a maioria das pessoas inconscientemente já tem em mente ao conhecer novos seres.

E também há de se notar que amores entre amigos são extremamente naturais e sólidos, uma vez que conseguem facilmente e agradavelmente o tempo necessário, e não caem demais pra nenhum desses fatores.

Infelizmente existem pessoas que aprendem isso na prática, em detrimento de outras que já sabem disso há tempos.


About this entry


0 comentários: