Eu estava errado.
Eu estava errado o tempo todo...
Eu estava errado quando achei que você e eu éramos algo que não tinha o direito de acabar.
Eu estava errado quando pensei que uma briga idiota não ia destruir 5 meses de convívio.
Eu estava errado.
Eu estava errado quando pensei que não era lógico um namoro começar com um cara que se acaba de conhecer...
Eu achei que isso fosse acabar rápido, e você ia voltar... Mas eu estava redondamente enganado.
Eu achei que o amor fosse motor suficiente pra que outra pessoa me amasse, mas eu estava errado.
Eu achei que tudo fosse passar bem rápido, que nós nos veríamos denovo como amigos, e nunca mais sofreríamos por esse motivo. Mas eu estava errado.
Eu achei que eu ia te ver na rua e ia me controlar pra te cumprimentar... Mas eu estava errado.
Eu errei por muito mais coisas do que eu sou capaz de lembrar...
E se eu errei é justo que eu sofra, para não errar mais.
Mas eu posso estar mais uma vez, errado.
Não me surpreenderia que tudo mudasse de repente... Mas eu erraria denovo...
Eu só acertei quando eu disse que sabia como ia acabar...
Comigo sem você me sentido um pedaço remendado de gente tentando (sempre em vão) parecer recomposto, e você praticamente em núpcias com alguém que eu não conheceria.
Eu errei...
Não existe nenhum caminho até mim agora...
Eu já estou longe.
Chumbo
Nuvens Secas
De todos os lapsos de memória,
Aquele menos irritante é o das suas lágrimas...
Pelo menos elas eram sinceramente por mim.
A cada manhã de janelas fechadas e cheiro de mofo,
o que mais sinto falta é você me ligando,
provavelmente me entretendo de coisas que mau escutava,
Apenas ouvia algo mais importante: Sua voz.
Quando eu saia de casa pra te ver,
O que mais me lembro não é da alegria de te encontar,
Nem do abraço apertado de "oi",
Mas de quanto eu rezava a cada metro
Pra que você me recebesse com aquele mesmo abraço,
Aquele mesmo beijo, que fosse o mais inocente,
Mas era a ansiedade de te ver que me dava vontade,
O fato em si já era tão fora da realidade,
Que pouco importava se eu estava feliz de verdade,
Ou só fugia de mim mesmo pretendendo que você me amasse.
Hoje eu tenho mais alegria quando eu vejo uma foto sua,
Ou quando você aparece repentinamente,
Do que quando lembro, sozinho,
De como você gostava de mim,
E agora mal nos falamos.
É mais dificil encarar meus pensamentos
do que as reais provas de que você está longe.
É mais difícil encarar a mim do que a você.
Você parece feliz, eu confronto uma imagem sóbria,
mas pálida, toda vez que me vejo.
Em você eu vejo a felicidade que nós queríamos,
Em mim eu vejo a tristeza que eu temi.
Mas depois de ter te visto correr de mim,
Chorando, e depois te abraçar ridiculamente,
Depois de te ligar num domingo de manhã,
Ouvir um "alô" feliz, mas terminar com soluços e lágrimas,
Depois de um dia ter dito que não te amava,
É dificil não acreditar que o pior já passou.
É dificil achar qualquer coisa, na verdade...
Daqui Para o Fim... Ou Adiante (parte: 1)
Largando aqueles que lhe amavam,
Segurando firme este último trago,
Negando o céu tão esperado,
Fecha os olhos que choravam.
Talvez seja a alma, a alma doente
De alguém que quis amar e nunca amou.
Tantos passaram em seus braços e tanto gritou
Que nem mais espera seu rei sorridente,
És aquela princesa derrotada,
Injustiçada, amargurada, tudo humilha.
Tristonha, da solidão és eterna filha,
Rainha da face chorada.
Abraça a dor, cheia de sofrimento,
Sem sorrisos, sem esperança.
A vida por um fio que balança
E que se rompe e a mata neste momento.
Palavras Só(s).
Eu te ignoro, eu não te esqueço.
Cada vez mais vou acostumando meu coração,
da vontade escondida,
De como seria bom te dar um abraço...
Sinto como se amasse um cadáver, ou um fantasma...
Eu nem te vejo, nem pra me machucar um pouquinho,
Até em meus sonhos você está desbotando, desaparecendo aos poucos...
Me sinto cada vez mais longe, mais forte e mais distante
De todas as palavras que eu quero esquecer,
Mas eu me sinto mais próximo da saudade
das lembranças manchadas que eu tenho de você...
Não sinto saudade de te fazer chorar...
De te ver rapidamente sem poder olhar,
de me segurar pra não te beijar,
Sinto saudade de quando isso tudo era tão livre...
O que torna tudo ainda pior, já que é tão impossível...
Foi um momento tão sublimemente rápido,
Que é imposível reproduzir...
Qualquer dia que eu te encontrar agora,
Seria de um silêncio antagônico aos tempos onde,
Não havia assunto que não falássemos com desenvoltura,
Não havia dia em que não houvesse a vontade de ouvir sua voz,
Não havia chuva me impedisse de fazer a mais idiota visita,
A mais fútil conversa era a mais interessante,
A mais longa caminhada com você era a menos cansativa...
No fim eu não sonho mais, eu só consigo lembrar...
Lembrar de seu sorrisso, cada vez mais encardido...
Eu espero que ainda sorrias como antes...
Na verdade eu sou de certa forma atormentado com essa certeza,
Mas é uma dor que me alivia,
Me dói ter cada vez mais a certeza de que ficar longe de mim foi o melhor pra você,
Mas me alivia saber que ao menos ficar longe eu soube fazer,
E que isso te fez feliz...
No fim, eu te fiz feliz, pela abstinência...
E não estou triste, só estou sozinho...
E sozinho é inevitável olhar para onde seu rosto antes a mim sorria,
Sozinho é inevitável... Mas esse sozinho não deve durar pra sempre...
E então, tão de repente quanto eu te encontrei,
Pode ser que eu te esqueça, e pode ser que nada aconteça,
E pode ser que eu amadureça,
E um dia nos encontremos denovo não para sofrermos,
Mas para ficarmos juntos...
E então eu poder sonhar novamente...
Lacrimosa - Dich Zu Töten Fiel Mir Schwer
Te Matar é Difícil
E não existe nenhum ar
E não existe nenhuma espaço
E não existe nenhuma ansiedade
E isso é tudo o que eu deixei
Eu tenho que sair
Eu tenho que ir
E ainda assim - eu estou apenas procurando por você
A vida que eu nunca encontrei
Vida - meu refúgio em desespero
Tudo o que eu fiz foi amaldiçoa-lo
Para depois e mais profundo ainda
Procurar o seu beijo
Você - luz de minha alma
E agora para você
Minha mente doentia
Prezervada na liquidez do tempo
Eu lhe dei sangue do meu coração
Alimentei-a com o poder dos sentidos
Eu a deixei ter muita autoridade
Até lhe dei autoridade sobre minhas ações
Eu lhe dei amor - minha confiança
Minha amiga - você me machucou
E ainda - isso não acabou
Eu ainda a ouço respirar
E ainda posso ver o tremor de suas mãos
Memórias começam a tomar vida
Começam mais uma vez a me torturar
E silenciosamente ganham meu coração
Meu coração - você dor confiante
Você me manteve vivo
E me atingiu com mais torturas
E eu ainda não entendo
Não - ainda não acabou
Eu ainda posso ver o brilho em seus olhos
O tremor do seu corpo
Portanto mata-la foi difícil
Sim - matar foi difícil
Seu nome hoje soa como um livro vazio
Como uma promessa nunca cumprida
Mata-la foi difícil
Sim - mata-la foi difícil
Por um curto período você foi a luz
E você foi minha passagem para o mundo
Porém, você agora jaz suave
Vagarosamente morrendo dentro de mim
Ao Meu Reflexo
As águas turvas dos lagos abandonados
Atualmente só me recordam à podridão,
O que antes refletia a beleza e a luz,
Somente mostram uma face mais densa da escuridão,
Uma que está alojada em mim,
Que não me deixa te ver e não mergulhar em ti,
Que não me deixa te ver e não me esconder em mim...
Cada palavra que eu destilei sobre você,
Cada verso onde eu te disse que teu ódio seria a mim um alívio,
Cada parágrafo que dava a entender a luz que em mim crescia,
Eram linhas hipócritas.
Cada dia em que minhas palavras foram se tornando mais doces,
Cada gesto que foi se tornando mais sutil,
Cada palavra que foi se acariciando em teus ouvidos,
Cada toque que foi se tornando mais gentil,
Foram gestos hipócritas.
Cada poema que eu li e senti o alivio de te sentir,
Cada sonho que eu criei pra me ver perto de ti,
Cada acorde que eu criei pra ilustrar o seu amor em mim,
Foram fantasias hipócritas.
Me enobrece a vontade de te ver feliz,
Mas me enoja a hipocrisia da minha alma em te deixar pra trás...
As gotas que caem do céu azul,
As folhas que se jogam das árvores,
Os relâmpagos dos dias de sol,
São mais plausíveis do que dizer que eu não penso mais em ti...
São mais reais os acordes vagos onde eu te escuto,
Que as palavras densas onde eu te expurgo...
XXVIII
Eu te avisto me buscar, mas seus dedos não me tocam...
Sua pele é macia como a de uma deusa...
Que saudades tenho de te abraçar e sentir-te aquecer..
Lamento todos os dias cada palava que eu esqueci de te dizer...
Lamento cada gesto que não devia acontecer...
Mas aconteceu, e cá estou, exilado dentro de mim mesmo...
Me refugio nos acordes úmidos e nas palavras secas,
Fujo tentando te encontrar nos pedaços lúgubres de cada ser,
mas só encontro pedaços esparsos de um nada descontruído...
O que sou eu agora? Me sinto nu, oco e sem abrigo,
Um nada intimimamente destruído...
O que houve comigo?
Foi culpa minha, foi sua, foi o destino, foi o fim da linha?
Foi algo evitável ou foi a nossa teimosia?
Foi o que você quis querer ou o que você queria?
Foi eu que te deixei ou você que me deixou?...
Caído na lama da confusão e da derrota...
Despejado da morada do amor e da alegria,
Que sou eu agora, se não um ex-amigo da felicidade...
Um ex-irmão do amor, um passado morto-vivo e ambulante...
Que serei eu mais adiante?...
Que serei...
Retrato
A chuva não cai, ela escorrega suavemente
Pelas paredes invisíveis do universo sensível
Entreolhando-nos por entre gotas espessas,
Um abraço molhado e quente, quase que fervente,
Que nos aquece,
enquanto nos tornamos um complemento,
Aos ratos e ao lixo,
Uma antítese,
Um contraste construído por camadas de lama,
Mas que de alguma forma na chuva se inflama,
Gotas que se tornam ar,
Beijos que se tornam liquidos,
Abraços que se tornam passagens translúcidas
Para algum lugar longe daqui,
Beijos que no fundo transformavam esse lugar,
Não em outro, mas em si mesmo, no melhor de todos...
Intervalo
Eu procuro te sentir
E não mais o teu estar,
Eu procuro me unir a ti,
Por um simples pensar,
E assim estaria com você porquanto tempo pudesse pensar em você,
O que seria quase o tempo todo.
Te sinto nos acordes de guitarra,
Te sinto nos ventos gelados que me tocam a pele,
Te sinto os abraços na água quente,
Te sinto o amor nas cordas do violão,
Te sinto a dor nos remendos do meu coração...
Te sinto fluir como um mar dentro de mim
Que vez em quando me cega da realidade,
Meus sonhos contigo já são tão vívidos,
Que acordo pensando em ter-te visto,
Mas logo me deparo com o vazio...
O vazio de emoções e de sentidos,
O vazio de não ter-te aqui comigo...
Então eu te procuro nas asas dos anjos que me vêm visitar,
Na esperança de que um deles seja você,
Eu te procuro nos intervalos das notas,
Te procuro em cada arco-íris depois da chuva forte...
Te procuro em cada esquina, em cada banco
Em cada sina, em cada canto,
Em minhas feridas, em minhas fraquezas..
E lá te encontro... E te chamo...
Diálogos Comigo Mesmo
Para que clareie-se nas mentes o céu que vos liberta,
As vezes se faz necessário que as nuvens o cubram,
Que a fuligem dos seus prórpios sentimentos o escondam
e o privem de seu esplendor, para que talvez, a sentir a dor,
Se notem as minúcias de um céu tão comum e vagabundo aos olhos alheios,
Mas totalmente necessário aqueles que dele se fazem filhos,
Àqueles que dele retiram suas inspirações às coisas cotidianas...
Ficar sem ti foi como cair num poço sem fundo,
Em direção ao vazio que calar-se-ia só na tua presença,
Mas foi como se no meio do caminho eu tivesse achado um gravetinho
Aonde me agarrei um pouco receioso, mas que me sustentou.
Esse gravetinho não é nada que você pudesse tocar,
É algo muito mais forte e duradouro do que a reles matéria;
É um gravetinho transformado em chama dentro de mim,
que me suporta as mágoas do que um dia foi uma decepção.
Hoje te vejo como algo distante de minhas mãos,
porém próximo de minhas atitudes e gostos,
Só tu me conheces tão bem o quanto eu permiti,
E assim mesmo que te tornes alguém longe de mim,
Estarás sempre mais próxima do que pensas.
Meus sonhos já te retratam como alguém que eu amo,
Mas não alguém que eu morreria se não beijasse,
Alguém que me agrada o espírito,
E não alguém cuja cápsula material me é a única atração...
Meu cansaço não é mais algo a me tolir a vida
Em exaurido o corpo minha'lma tornou-se mais viva.
E tal como uma ave de cujo sangue surjem seus ninhos,
Que um dia abrigarão seus filhos,
A tua ausência me tornou independente,
E teus ensinamentos anteriores foram base constituinte de mim.
Só me preocupo com o que fostes nesse tempo,
O que te tornastes hoje e o quanto só possas ter ficado,
Mas me alivia a idéia de que você tem alguém que amas ao lado,
Pra talvez agir como eu agiria, em seu favor.
Portanto eu não mais me sinto trocado,
Me sinto como se tivessem arquitetado uma nova conjuntura pra nós dois
Distantes, mas ainda sim desejando o amor mútuo,
E ainda estando você com quem sonhaste, que defendeu até de mim,
e não sozinha, como meus sonhos mais egoístas desejavam.
Estamos como deveríamos estar.
O Sonho
Eu vi teus olhos caídos,
Eu vi tua boca encostar na minha
Eu senti teu corpo se despir em alma,
Eu te vi por entre a névoa dos meus sonhos
Tua face retratava uma nuvem de incertezas, como antes
E teus gestos eram incertos e irrelevantes,
O que falava era tua alma, e era pesada
Era forte como uma pedra a se lançar na água,
E você repousava em meus braços, confortávelmente
Como se atirando em um precipício sem medo de cair,
Com a certeza de que eu te alcançaria
ou que fosses voar,
Você deitava no meu peito como quem esperava o tempo parar
Pra me dar um só beijo.
Você era mais amadurecida que antes
Era mais jovem no olhar e mais serena na alma
Suas brincadeiras eram mais soturnas
E suas palavras eram mais calmas,
Nós nos víamos nus e não nos assustávamos,
Ríamos como se fosse algo que sempre vimos,
Como se o corpo fosse uma simples urna,
Ao qual abríamos seguros do conteúdo,
E sem medo de nos unir, de nos amar.
Era tudo tão inexplicavelmente nostálgico e tão belo,
Que acordei sentido que isso era impossivel, mas era o certo...
Meus sonhos são todos você, mas um você que eu não conheci...
Um você diferente, um você que eu amava mais...
Um você que não me lembrava nenhuma tristeza,
Um você que não me deixava só com minhas incertezas
Um você que nunca conheci, mas que sempre tive certeza de existir...
E acordei tão sozinho...
O Primeiro dos Pontos na Ferida
Acabaram-se as inspirações para que eu fale de ti,
Mas me restaram aquelas que eu sempre tive,
As que me lembram do que eu deixo pra trás
Toda vez que penso em me mudar,
E a que dessa vez eu deixei foi você...
Eu ainda lembro do tempo
Em que agente ficava junto pra que fossemos felizes
Embora predominem na minha mente,
Os dias em que ficavamos juntos
Pra que eu não enlouquecesse de cíumes...
Eu ainda espero de algum jeito te ver denovo,
Com a mesma alegria que eu te via antes
Mas eu não vou mais procurar você,
Em cada rua, em cada casa que você costumava aparecer,
Eu vou esperar que a vida se descontrua
Para talvez eu um dia te reconhecer,
Numa rua que agente nunca tenha andado juntos,
Numa estrada que agente nunca tenha ouvido falar antes...
Talvez essa seja a única saída
Ou apenas a mais distante....
Oasis - Stand By Me (Tradução)
No domingo, fiz e vomitei minha refeição
Tenho muitas coisas para aprender
Disse eu vou e partirei algum dia
Antes que meu coração comece a queimar
Então qual o problema com você?
Cante para mim algo novo...
Você não sabe?
O frio, o vento e a chuva não sabem
Eles apenas parecem vir e ir embora
Os tempos são difíceis
Quando as coisas não têm significado
Eu encontrei uma chave no chão
Talvez você e eu não acreditaremos
Nas coisas que encontramos atrás da porta
Fique comigo - ninguém sabe de que jeito que vai ser
Fique comigo - ninguém sabe de que jeito que vai ser
Fique comigo - ninguém sabe de que jeito que vai ser
Fique comigo - ninguém sabe, yeah ninguém sabe de que jeito que vai que ser
Se você estiver indo embora
Você me levará com você?
Eu estou cansado de falar ao telefone
Mas há uma coisa que eu nunca posso lhe dar
Meu coração nunca poderá ser o seu lar
Então qual o problema com você?
Cante para mim algo novo...
Você não sabe?
O frio, o vento e a chuva não sabem
Eles apenas parecem vir e ir embora
Fique comigo - ninguém sabe de que jeito que vai ser
Fique comigo - ninguém sabe de que jeito que vai ser
Fique comigo - ninguém sabe, ninguém sabe, yeah ninguém sabe yeah ninguém sabe de que jeito que vai ser
De que jeito vai ser
Talvez eu possa ver
Você não sabe?
O frio, o vento e a chuva não sabem
Eles apenas parecem vir e ir embora
Fique comigo - ninguém sabe de que jeito que vai ser
Fique comigo - ninguém sabe de que jeito que vai ser
Fique comigo - ninguém sabe, ninguém sabe, sim, ninguém sabe
Ninguém sabe de que jeito que vai ser
Snow Patrol - Run (Tradução)
Eu cantarei isso uma última vez por você
Então nós temos que ir
Você é a única coisa que é certa
Em tudo que eu fiz
Eu mal posso te ver
Mas a cada momento eu te vejo
Eu sei que nós faremos isto em qualquer lugar
Longe daqui
Irradie-se com ânimo, irradie-se com ânimo
Como se você tivesse uma chance
Mesmo se você não puder ouvir minha voz
Eu estarei ao seu lado querida
Mais alto, mais alto
E nós correremos por nossas vidas
Eu posso dificilmente falar, eu entendo
Porque você não pode aumentar sua voz para dizer
Pensar que eu não poderia ver aqueles olhos
Fica tão difícil não chorar
E como nós fazemos em nossa longa despedida
Eu quase choro
Irradie-se com ânimo, irradie-se com ânimo
Como se você tivesse uma chance
Mesmo se você não puder ouvir minha voz
Eu estarei ao seu lado querida
Mais alto, mais alto
E nós correremos por nossas vidas
Eu posso dificilmente falar, eu entendo
Porque você não pode aumentar sua voz para dizer
Lentamente, lentamente
Não temos tempo para isso
Tudo que quero é achar um jeito mais fácil
Para sair de nossas pequenas cabeças
Você está em meu coração querida
Estamos no limite para ter medo
Mesmo que seja só por poucos dias
Arrumando toda essa bagunça
Agua de Annique - The Day After Yesterday
Hoje é o dia depois de ontem
E ontem não foi tão bem
Meu amor veio até aqui e me assegurou:
Sente-se, eu tenho algo para lhe contar
Quando eu te encontrei meus olhos doeram
Era o quão bonita você é
Eu não deveria me sentir dessa forma
Se eu ainda tivesse você ao meu lado
Ao meu lado...
Eu não me antecipei à sua honestidade
Mesmo que eu não te conhecesse tão bem
Você vê um porta fechada e outra aberta
Mas essas portas me levam direto a Inferno
Quando eu te encontrei meus olhos doeram
Era o quão bonita você é
Eu não deveria me sentir dessa forma
Se eu ainda tivesse você ao meu lado
Ao meu lado...
Se tudo está partido
Eu desisto de tudo
É o quanto estou cansado
Eu não deveria me sentir assim...
A Luz e o Tempo
Nado num mar de incertezas,
Arranhando versos em pinturas incompletas,
Nutrindo-me de fatos e possibilidades inconcretas,
Andando só, com apenas uma lâmpada acesa.
Que ilumina meu caminho,
Com pedras e pedaços de fantasias
E só um pouco de carinho,
Mas com a esperança de um novo dia,
Talvez não mais sozinho,
E se com sorte, tendo comigo a alegria
Do teu olhar e do teu sorrisso...
O tempo é curto para a minha vida mudar
Mas o meu tempo tem sido dedicado a não pensar
Qualquer segundo do teu lado já seria mais do que um mês nesse lugar,
Eu mudaria, nem que isso só durasse um segundo,
Mas, se nesse segundo eu pudesse te abraçar,
Se nesse segundo eu pudesse ao menos te olhar,
Se nesse segundo eu pudesse deixar-me te amar,
Já teria valido mais a pena que um ano a me esquivar,
de algo que eu já não sei mais como medir, enumerar,
Só sei sentir, e te amar,
Mas meu tempo é curto, e contra a esse amar eu luto,
Perdendo meus dias tateando no escuro,
A procura de uma luz que me vá iluminar,
E essa luz que me cegou um dia,
cada vez mais distante se potencializa,
E eu, no mais longe dos seus raios, me abrigo,
Como um rato privado de seus sentidos,
Só conseguindo amar, e sem ter sentido o seu gostar...
E se eu deixar de te amar?
E se eu deixar de te amar?
Se eu deixar de não dormir por sua causa,
E deixar de sofrer e me culpar,
E aprender a viver, e te ignorar?
Um dia eu posso te esquecer pra sempre
De repente, nunca mais querer te ver
E se eu arrumar outro alguém pra querer,
Ignorando todo o meu amor por você,
Xingando todas as coisas que você fez,
Arrumando em tudo que tivemos juntos,
Razões pra dizer que não foi nada
Direcionando meu amor a outra, talvez
E se eu um dia não lembrar mais de você?
Te tratar como se eu nunca tivesse visto,
E se eu um dia esquecer de ter te conhecido,
Ai talvez eu seja mais feliz,
Mas será mesmo que eu seria mais,
Ao ponto de ser mais do que seríamos juntos?
Respondo a mim mesmo, que não seria nada demais...
?
Sílabas
Duas sílabas,
Uma repetição,
Um dueto de letras,
Um fim duplicado,
Um som simples e aberto,
Uma sensação de peito livre, e desperto,
Uma sílaba,
Uma palavra de apenas quatro letras,
Uma repetição simples e trivial
De um som tão comum, tão normal,
Duas letras casadas,
No fim de um nome,
Que repetidas são mais do que simples fonemas,
São mantras...
Nada me faz esquecer tão simples letras,
Arranjadas de tão simples forma, em tão simples som...
Nenhuma palavra soa tão forte em minha boca,
Ao simples eco de uma sílaba...
Mantendo no fundo uma complexitude,
Arrancando de simples duetos uma totalidade,
Rica em desejos, em anseios, em vontades,
Iniciada na arte de amar... ou não amar...
Ante à face da dor,
Nada tem a temer, exceto o amor...
Ainda desconexo aos os teus olhos...
De tão efêmera és constante...
Como eu posso ficar em paz,
Se todas as minhas preocupações são você?
Como eu posso me manter feliz,
Se no que me entristece eu não posso mais mexer...
A suas fotos são facas...
Mas facas mais sutis que imaginais,
São facas que me abrem lentamente o peito,
O que doera antes, agora só me faz lembrar de ti
E isso já não dói mais tanto...
Só me retira qualquer noção de espaço,
Só me retira de qualquer matéria,
Me abstrai do mundo pra pensar em você...
Eu tento a cada dia seguir em frente,
Nadar até a praia que será minha paz,
Mas o vento me empurra sempre até você,
Sempre há uma onda que me faz submergir,
Sempre estou num barco que vira quando eu tento reagir...
Você ainda está aqui...
Mas não é mais o que eu lembro,
Já se transformou em algo diferente do que eu imagino,
Já não é mais com quem eu sonho...
Sua face já não tem a mesma alegria...
Seu espectro se esvai aos poucos,
Sua vida vai descendo ao limite do ordinário...
Eu não queria que fosse assim
Que eu fugisse de ti, fungindo de mim,
Que eu aprendesse a viver sem você,
Por ignora-la por completo...
Eu queria poder ainda ajuda-la quando preciso,
Queria ainda estar a teu lado como um amigo,
Queria encontrar eu teus braços um abrigo,
Queria dar-lhe a segurança diante do perigo,
Mas você não quis assim...
Queria que o silêncio fosse testemunha de nós dois,
Queria acreditar nas imagens da minha mente,
Queria que tudo fosse um pouco diferente,
A começar pelo meu amor...
Eu estou perdido
Desencontrado, em busca de um objetivo,
Que encontrarei longe de ti...
Eu estou perdido,
Depedaçado, reconstruindo o sentido
Que só encontrei quando você estava aqui...
Milton Nascimento - Travessia
Quando você foi embora fez-se noite em meu viver
Forte eu sou mas não tem jeito, hoje eu tenho que chorar
Minha casa não é minha, e nem é meu este lugar
Estou só e não resisto, muito tenho prá falar
Solto a voz nas estradas, já não quero parar
Meu caminho é de pedras, como posso sonhar
Sonho feito de brisa, vento vem terminar
Vou fechar o meu pranto, vou querer me matar
Vou seguindo pela vida me esquecendo de você
Eu não quero mais a morte, tenho muito que viver
Vou querer amar de novo e se não der não vou sofrer
Já não sonho, hoje faço com meu braço o meu viver
Solto a voz nas estradas, já não quero parar
Meu caminho é de pedras, como posso sonhar
Sonho feito de brisa, vento vem terminar
Vou fechar o meu pranto, vou querer me matar
Tristeza - Eu nem tento me livrar de você...
A lança da tristeza,
Sempre atinge primeiro meu peito,
Qualquer medo, qualquer raiva,
Sempre atinge primeiro meu coração...
Eu te esqueço, eu nem lembro mais,
Mas na primeira queda
Meu coração reage inconsciente,
Como se ele sempre esperasse a tua presença,
Esperasse teu braços nos primeiros metros,
Como se procurasse teus olhos quando escurecesse,
Como se quisesse ir atrás do teu rosto quando amadurecesse...
Como se tudo fosse um nada além dos teus restos,
Deixados pra trás, a minha volta,
Eu sou ausente de mim mesmo,
Em busca de alguém dentro de mim...
Em busca de alguém que não volta...
Eu luto desarmado contra algo mais forte que eu,
Eu sigo desalmado buscando os teus lábios,
Eu sigo enfileirando emoções no calor dos sapatos...
Eu sigo sozinho me livrando do que é seu,
Eu sigo reprimindo as tuas manifestações em mim,
Sigo fingindo não te ver
Por que você ainda está aqui,
E eu nem tento me livrar de você...
Chico Buarque: As Vitrines
Eu te vejo sair por aí
Te avisei que a cidade era um vão
- Dá tua mão
- Olha pra mim
- Não faz assim
- Não vai lá não
Os letreiros a te colorir
Embaraçam a minha visão
Eu te vi suspirar de aflição
E sair da sessão, frouxa de rir
Já te vejo brincando, gostando de ser
Tua sombra a se multiplicar
Nos teus olhos também posso ver
As vitrines te vendo passar
Na galeria, cada clarão
É como um dia depois de outro dia
Abrindo um salão
Passas em exposição
Passas sem ver teu vigia
Catando a poesia
Que entornas no chão
não achei nenhum video melhor...
Paradigmas
Eu tento te esquecer, pensando em você,
Tento aliviar a dor, acreditando em você
Tento acreditar que eu não quero ver você,
Tento me iludir a ponto de não mais te querer,
Te esquecer eu não consigo,
então eu tento encontrar motivos
Pra não querer te lembrar
Eu ainda sonho com você,
Eu ainda acredito em você voltar,
Mesmo que a cada dia fique mais distante,
Mesmo que cada segundo sozinho me faça chorar...
Não lembro mais do que passou,
Tento imaginar o que virá,
Não aceitando a idéia de viver sem você,
A cada sonho eu me sinto um pouco mais perto,
Embora a cada dia você fique ainda mais longe...
Algo me diz que isso não é certo,
Algo me sustenta a idéia de alimentar o meu amor,
Enquanto você o tenta matar de inanição,
Desnutrindo de forças meu coração,
Eu sigo pensando em você,
seja pra te lembrar ou pra esquecer,
Eu sigo pensando em te querer...
Seja pra te amar ou pra sofrer!
Me deixe te amar sem sentir dor,
Me deixe lembrar de você,
Me deixe pensar em você,
Me deixe sentir esse amor...
Seja pra dizer que te amo,
Ou pra dizer que não te amo mais,
Seja pra lembrar que me engano,
Ou pra me iludir ainda mais!
The Killers - Change Your Mind (Tradução)
Dias corridos
Ajude-me a atravessar o nevoeiro sem esperança
Mas meus, oh meus
Olhos trágicos
Não consigo nem me reconhecer
Então, se a resposta é não
Será que posso mudar sua opinião?
Fora de novo, uma sirene dispara às dez e meia
E você não me deixa ir
Enquanto eu ignoro, que nós dois nos sentimos assim
Antes que comece a mostrar
Então, se eu tivesse uma chance
Você me deixaria saber?
Por que você não está se mexendo?
Afaste-se em tempo
Graciosamente pegando
Oh, você é tão gentil
Então, se a resposta é não
Será que posso mudar sua opinião?
Somos todos iguais
E o amor é cego
O Sol se foi
Antes de raiar
e eu disse se a resposta é não
Será que posso mudar sua opinião?
Ensaio sobre o Amor n° 3 – Quanto tempo leva pra se amar alguém?
Essa é uma pergunta discutida aos montes entre traídos e não correspondidos mundo a fora, e é uma pergunta polêmica, uma vez que ela é diretamente ligada ao que é de fato, o Amor. Para tentar responder a essa pergunta, vou primeiro resumir um pouco do que é realmente esse sentimento que chamamos de Amor.
1° - Proporção do Amor
O Amor é se não o maior, um dos maiores sentimentos possíveis que um ser humano normal pode sentir. Ele é tão extenso, que não é raro haver crimes passionais, depressões, e outras coisas atípicas a maioria das pessoas por causa dele. Não é exagero dizer que entre a população mais jovem ele chegue a ser uma doença, devido à incapacidade de um organismo ainda em formação controlar esse sentimento tão grande sem que ele tome conta do individuo por completo. Daí o alto nível de obsessão que o amor provoca na maioria das pessoas. Mas por que ele é tão grande?
2° - Bases do Amor
Na concepção biológica, o Amor nada mais é que a vontade de se reproduzir com outro indivíduo. Mas não é tão simples quanto parece, já no caso dos seres humanos, isso envolve uma relação mais profunda que na maioria dos animais, muitas vezes monogâmica, o que gera no Amor uma necessidade também de se avaliar o relacionamento antes e depois do acasalamento. Em termos menos animalescos, seres humanos tendem não só a observar a aparência genética do individuo, como também a avaliar se um relacionamento de confiança entre os dois seria possível e agradável. Por uma questão evolutiva, a aparência física do ser humano amado é mais importante que necessariamente a índole, e evolutivamente o ser humano aprendeu a se modificar intelectualmente no caso de querer transar com alguém que é diferente dele, o que provocou uma certa desvalorização do intelecto dos seres humanos. Isso é bem fácil de ser percebido. Já na concepção ocultista, espiritualista, o Amor também decorre de relações em outras existências, e relações de afinidade de vibração. Por exemplo, se determinada pessoa em outra existência,e portanto de outra aparência, se apaixonou (provavelmente devido a esses fatores acima) por uma outra pessoa, existe uma tendência desses indivíduos se cruzarem e se apaixonarem novamente nessa existência. Mas isso depende do quanto esse sentimento foi forte e ficou impregnado nos espíritos dessas pessoas, e no quanto diferentes eles estejam nessa vida. Isso é interessante por que explica alguns amores que são difíceis de serem explicados biologicamente. Até explica relações homossexuais, uma vez que espíritos não possuindo sexo, podem encarnar em qualquer gênero. Então se duas pessoas que se amaram muito como homem e mulher, encarnarem os dois do mesmo sexo, há uma tendência a serem homossexuais caso se encontrem.
3° - Métodos de Identificação dessas Qualidades
A aparência física, até por ser o mais importante fator para se amar, é rapidamente avaliado por quem está interessado em amar alguém. Logo que conhecemos uma nova pessoa, nosso cérebro naturalmente nota cada detalhe exterior da pessoa, e com o tempo, vai notando as características da natureza dessa pessoa. Logo vemos que avaliar a índole da pessoa demanda mais tempo que notar as aparências. Mas, lembre-se que em casos extremos, a pessoa pode, vendo que a natureza da pessoa amada lhe é desconfortável, se transformar em algo que seja agradável a outra pessoa, ou mesmo transformar a outra pessoa manipulado os sentimentos dela. Isso não é raro, e devido à falta de caráter generalizada que temos hoje
4° - Afinal, Quanto Tempo Isso Leva?
Analisemos o que é necessário pra se amar alguém por partes:
1- Aparência física - Demora no máximo uma semana pra se notar isso. Em casos extremos, horas. O Cérebro desenvolveu uma capacidade excelente pra isso. Talvez seja a maior habilidade que temos. Ver se queremos transar com alguém ou não.
2- Intelecto - Demanda muito mais tempo, segundo preceitos bíblicos, de um ano a dois. Lembra aquela história de
3- Afinidade - Teoricamente seria percebida de cara, mas como há a possibilidade de uma transformação superficial pra satisfazer os interesses da pessoa amada (superficial, que fique claro), isso pode demorar bem menos tempo, o quanto a insistência conseguir. Conheço casos de pessoas que eram completamente diferentes, mas que foram ficando parecidas no prazo de um mês até se afinarem. O problema disso é que extremamente efêmero e hipócrita, e normalmente o único objetivo dessa mudança é satisfazer o primeiro preceito, a vontade de transar com essa pessoa. Porém, a afinidade natural, espiritual e de caráter, é muito mais demorada e sólida. Demora no máximo dois meses, de conversas freqüentes. E quando se encontra essa afinidade, ela se torna bem sólida e intransponível. Só abalada pelo surgimento de um novo amor que transforme um dos lados, acabando com a afinidade. Normalmente acontece muito em pessoas com tendência “mascarar” seus desejos sexuais como Amor. Lembrando que o amor além de desejo sexual é um desejo de relacionamento, uma necessidade de sustentabilidade conjunta. Logo se um dos lados “depende” do outro, não dá certo. Tem de haver um equilíbrio, que é natural a pessoas que se Afinam bem.
Logo, fazendo contas rápidas, seriam necessários: 1 semana pra se notar as aparências e se certificar que a pessoa é realmente perfeita a nossas necessidades, uns 5 meses pra se conhecer a pessoa em seu interior, e mais dois meses pra se ter uma idéia de afinidade e se modificar a ponto de se afinarem perfeitamente. Chega-se então a conclusão de que o Amor, quando não hipócrita, falso e muito caído pra um desses três fatores, demora uns 6 meses pra se estabilizar.
Conclusão:
Amores de 3 dias são TODOS hipócritas. Por mais que a pessoa tenha conseguido a sorte de achar um par de outras vidas em 3 dias, e que já tenha se afinado nessa velocidade, é óbvio que isso é impossível de ser notado nesse tempo, e é claro que o “amor” daí surgido é baseado na primeira e mais imediata característica do amor, o Ímpeto Sexual. E também é notável uma infantilidade nessas pessoas, de não levarem em conta esses fatores que a maioria das pessoas inconscientemente já tem em mente ao conhecer novos seres.
E também há de se notar que amores entre amigos são extremamente naturais e sólidos, uma vez que conseguem facilmente e agradavelmente o tempo necessário, e não caem demais pra nenhum desses fatores.
Infelizmente existem pessoas que aprendem isso na prática, em detrimento de outras que já sabem disso há tempos.
Dos Fantasmas Dentro de Mim
Quando eu tento fugir pra longe,
Eu não procuro nada além do que eu mesmo,
Outros eus dentro de mim,
Procuro outro eu dentro de mim mas longe de você...
Procuro ficar longe das coisas que me lembram de ti
E de quão intríseca você se tornou nas coisas que eu amo
Então eu procuro outros amores,
Pois os que eu tenho você envenenou com a dor da tua memória...
Procuro ficar perto do que eu era antes,
Procuro viver como se o futuro fosse esperança,
Por que o presente só me lembra você,
Tudo que eu faço me traz a tua lembrança...
Cada acorde, cada verso, cada página virada
Eu tocava, eu escrevia, eu lia com você...
Cada coisa que eu amava, eu fazia do teu lado...
Cada hábito meu você mudou,
Me fez amar mais estar a teu lado do que a mim mesmo,
Me fez viciar em doses homeopáticas de amor artificial...
E agora simplesmente some da minha vida,
Aparecendo como um fantasma onde eu menos espero...
Some estando ainda em todos os lugares que eu vou,
Desaparece ainda vivendo dentro de mim...
Eu ainda tento fugir de mim mesmo,
Pra alcançar alguém dentro de mim que me faça suportar
A tua falta, a tua ausência
Que não seja acreditar em um dia ter de volta a tua presença,
Que não seja a esperança falsa de ainda ter valor em te amar...
Valor esse que você nunca deu,
Sempre acreditou mais no seu amor do que no meu,
Sempre criou paredes entre nós,
Sempre encontrou facas no seu peito, que você mesmo colocava...
Seria fácil dizer que você é fraca, e não seria de todo falso
Mas eu prefiro pensar que não, pra não magoar demais um coração
Já remendando, anestesiado por doses microbióticas de amor
Prefiro não pensar que me trocaste por um nada,
Que acabou se tornando tudo, um tudo que você sempre teve
E que te dá um amor com o qual você sempre se entreteve,
Ignorando o amor que eu não tenho mais forças pra provar,
O quanto é menos hipócrita do que esse...
Fantasmas pt2
Eu lembro quando você me perguntou se eu te amava...
Parece que você nunca acreditou na resposta...
O que é o meu amor por você, diante de tantos outros?
O que eu sou pra você diante de tantos outros?
Você sempre disse que eu era único...
Você sempre disse que confiava me mim...
Mas nunca confiou, nunca acreditou em uma palavra
Que a cada dia mais te diziam o que você sabia,
Mas preferia ignorar...
Eu prefiro te ignorar,
Eu prefiro ver o seu rosto e achar que você não existe
Eu te trato como tratava aos fantasmas de antigamente
Eles estão aqui, mas eu prefiro fingir que não
Prefiro achar que estou sozinho,
Prefiro achar que tudo não passou de um desvio,
Prefiro pensar que voltei ao caminho deonde não devia ter saido,
Prefiro fingir que não te amo como sempre lhe foi descrito,
Infinitamente enquanto você o alimentasse.
Sua indiferência está matando meu amor,
Pena ele fazer parte de mim tão profundamente...
Pois que assim matando o que há em mim por você,
Matas o que há em mim totalmente...
Poema a um Fantasma
Eu ainda posso ver você,
Eu ainda posso sentir seu cheiro
Eu ainda posso te usar como inspiração,
Eu ainda consigo ouvir teus conselhos,
Você ainda acalma meu coração,
Você ainda reside na minha mente,
Você continua sendo diferente...
Agora você é parte de minhas lembranças
Mas eu ainda posso te ver pela casa,
Ainda posso ver teus olhos me fitando os lábios...
Será mesmo que em cada devaneio,
Em cada sonho estranho,
Eu fico com você por um instante?
Será tudo isso um presságio,
O qual eu não devo me preocupar?
Eu vou superar isso, e será que ainda vou te amar?
Aliás, eu ainda te amo? Ou sinto a falta do hábito de te amar?
Chico Buarque - Trocando em Miúdos
Eu vou lhe deixar a medida do Bonfim
Não me valeu
Mas fico com o disco do Pixinguinha, sim!
O resto é seu
Trocando em miúdos, pode guardar
As sobras de tudo que chamam lar
As sombras de tudo que fomos nós
As marcas de amor nos nossos lençóis
As nossas melhores lembranças
Aquela esperança de tudo se ajeitar
Pode esquecer
Aquela aliança, você pode empenhar
Ou derreter
Mas devo dizer que não vou lhe dar
O enorme prazer de me ver chorar
Nem vou lhe cobrar pelo seu estrago
Meu peito tão dilacerado
Aliás
Aceite uma ajuda do seu futuro amor
Pro aluguel
Devolva o Neruda que você me tomou
E nunca leu
Eu bato o portão sem fazer alarde
Eu levo a carteira de identidade
Uma saideira, muita saudade
E a leve impressão de que já vou tarde.
The Killers - Smile Like You Mean It (Tradução)
Guarde algumas faces, você sabe que só tem uma
Mude seu jeito enquanto você é jovem
Cara, um dia você será um homem
Ah garota, ele te ajudará a entender
Sorria como se fosse verdade
Sorria como se fosse verdade
Olhando para o pôr-do-Sol no leste
Nós perdemos a música do momento
Sonhos não são o que costumavam ser
Algumas coisas pararam sem se importar
Sorria como se fosse verdade
Sorria como se fosse verdade
E alguém está me chamando pelo nome
Do fundo do restaurante
E alguém está brincando
Na casa em que eu cresci
E alguém irá levar ela
Para as mesmas ruas que eu levei
nas mesmas ruas que eu levei
Sorria como se fosse verdade
Sorria como se fosse verdade
Sorria como se fosse verdade
Sorria como se fosse verdade
Oh no, oh no no no
Oh no, oh no no no
Sinal de Fogo
Rasgando minha pele até eu parecer perdido,
Marque mais uma vez o corpo deste escravo
Com prazer! Com dor! Com vida! Com morte! Com amor!
E o que serei no final dos tempos?
E quem serei eu quando tudo estiver escuro?
Não há mais vales para me perder
Nem florestas e montanhas cheias de morte.
Não há chuvas de sangue ou ácido,
Aonde eu vivo não há nada!
Apenas humanos infelizes e seus sorrisos idiotas!
Queimamos livros em praças publicas,
Queimamos palavras de filósofos pagãos,
Queimamos mulheres, e crianças.
Todos estes que não nos deram suas almas!
E pecador serei eu quando minha fé falhar.
Risque mais um dia no inferno da terra,
Marque mais um sorriso nos lábios de um homem que sofre.
Lá sentado em seu trono, não há lagrimas ou amor,
Há apenas o destino, girando em torno de um livro de 7 selos.
O céu desaba, uma cruz se ergue no centro de tudo.
Os muros caíram, as pernas cederam, corpos sem alma,
Moribundos seres cheios de tristeza.
E quando eu me perguntei sobre o futuro,
Era tarde demais...
Caetano Veloso - Sozinho
Às vezes no silêncio da noite
Eu fico imaginando nós dois
Eu fico ali sonhando acordado
Juntando o antes, o agora e o depois
Por que você me deixa tão solto?
Por que você não cola em mim?
Tô me sentindo muito sozinho
Não sou nem quero ser o seu dono
É que um carinho às vezes cai bem
Eu tenho os meus segredos e planos secretos
Só abro pra você mais ninguém
Porque você me esquece e some?
E se eu me interessar por alguém?
E se ela de repente me ganha?
Quando a gente gosta
É claro que a gente cuida
Fala que me ama
Só que é da boca pra fora
Ou você me engana
Ou não está madura
Onde está você agora?
Dir en Grey - Mushi (Tradução)
Eu não posso confiar em ninguém,
Eu não posso confiar em nenhum deles,
Você não vê, você não pode ver tudo
Sem a luz brilhando sobre mim,
Nem agora, que eu estou definhando.
O que eu não posso revelar
É a minha fraqueza, meu passado
Há algo a ganhar, mas
Sem dúvida, a simpatia que tenho
Está pra ir embora rápido
A simples resposta é viver,
Ir de volta ao quadro de rascunhos,
E tentar novamente na próxima vida.
O coração fecha-se para si
Ainda está caindo agora.
Dias eu ri
Segurando as lágrimas.
O coração me mostrou que não há porquê acreditar.
A hipocrisia que me matou.
O coração fechou-se para si.
Continua se desfazendo agora
Dias eu gritei,
Segurando as lágrimas.
O coração me deu forças para acreditar que há uma razão
Foi meu próprio coração que me matou.
Ozzy Ousbourne - Mama, I'm Coming Home
Mãe, Estou Voltando para Casa
Os tempos têm mudado, os tempos estão estranhos
Aqui estou, mas não sou mais o mesmo
Mãe, estou voltando para casa.
O tempo passa sem se esconder
Você poderia ter sido uma melhor amiga
Mãe, estou voltando para casa.
Você me gerou e me expulsou
Sim, você me hipnotizou.
Achei-me e me perdi
Pelo fogo de seus olhos
Você me fez chorar, contou-me mentiras
Mas não consegui ficar para dizer adeus
Mãe, estou voltando para casa.
Eu posso estar certo, eu posso estar errado
Dói demais, e faz muito tempo
Mãe, estou voltando para casa.
Amor egoísta, estamos ambos a sós
A corrida antes da queda
Mas eu vou tomar esse coração de pedra
Eu quero tê-lo por inteiro
Eu vi seu rosto centenas de vezes
Todos os dias que estávamos separados
Eu não me importo com a luz do sol
Pois mãe, mãe, estou voltando para casa.
Você me gerou e me expulsou
Sim, você me hipnotizou.
Achei-me e me perdi
Pelo fogo de seus olhos.
Eu vi seu rosto centenas de vezes
Todos os dias que estávamos separados
Eu não me importo com a luz do sol
Pois mãe, mãe, estou voltando para casa.
Que seja.
As árvores simplesmente me esperam
Os sonhos já não são mais tão vívidos,
Embora tenham mais cor,
Eles são imóveis, são úmidos
De lágrimas, mas nem tão muitas.
Acabou-se o véu arroxeado que a encobria
A dor passou, sem lágrimas e sem mágoas,
A dor de lembrar que tudo realmente acontecia,
A dor de lembrar que já era noite quando eu pensava que era dia,
A dor de deitar na cama sem saber se acordaria,
A dor de ser imóvel diante do que se seguia,
A dor de me ferir sem armas...
A paz não é a felicidade.
Não há paz na felicidade, não nessa que conhecemos,
A paz é a calma que eu contigo não mais tenho,
Embora eu tenha sido feliz, eu não tinha paz,
Eu sacrificaria minha paz por você,
Talvez se você quisesse o mesmo,
Mas como não lhe agrada a idéia,
Eu vou seguir sozinho como sempre fui,
E você acompanhada como sempre te conheci,
Só lamento que o futuro não tenha sido como planejamos.
Seremos um nada.
Não restará nem o amor, nem a amizade,
Mas esse é fim é o único que realmente me afastaria de você.
Então que seja.